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Limpeza do salão de festas, quem deve realizar?

Quem é o responsável pela limpeza do salão de festas do condomínio?

São muitas as responsabilidades dos síndicos em relação ao salão de festas do condomínio. É ele quem deverá intervir caso aconteça algum problema com barulho, limpeza ou uso indevido do espaço e, para isso, o síndico assim como todos os moradores, deve conhecer o regulamento interno para o uso do salão de festas ou espaço reservado para essa finalidade.

Festas no salão do condomínio... Quem deve limpar?

Por se tratar de uma área comum e de uso livre para todos os moradores, a definição de regras para garantir a conservação do espaço e evitar grandes transtornos é fundamental. Regras estas que devem constar no regulamento interno do condomínio e ser seguidas tanto pelo síndico como pelos condôminos.

Mas, ainda assim, existem muitas dúvidas a respeito da utilização desse espaço e, provavelmente a principal, é em relação à limpeza pós-festa: Quem deverá limpar?

Quando se fala em limpeza pós-festa, a maioria dos condomínios optam que o solicitante é quem deve deixar o local limpo para os próximos usuários, mas sabemos que a realidade pode ser bastante diferente. Muitos síndicos relatam que grande parte dos solicitantes não se preocupa em deixar o ambiente totalmente limpo, apenas recolhem o lixo. Por isso, é extremamente importante que seja estabelecido no regulamento, aprovado em assembléia, as normas quanto ao uso do local, para que caso necessário, possam ser aplicadas as devidas punições, como por exemplo, uma multa.

O ideal para evitar possíveis problemas seria o condomínio cobrar uma taxa de limpeza do solicitante, onde ao final de cada reserva um profissional possa realizar a limpeza garantindo as condições adequadas de uso do salão de festas. Isso ajuda bastante, pois muitas das vezes a limpeza feita pelo solicitante não é completa ou fica fora do padrão do condomínio. Sendo realizada por uma equipe de limpeza, o síndico terá a certeza que a limpeza será realizada corretamente e o espaço estará adequado para a próxima festa

É importante lembrar que a manutenção do banheiro do salão de festas é de responsabilidade do condomínio, incluindo a troca dos papéis interfolhas e higiênicos, sabonete líquido e saco de lixo. Essa manutenção deve ser inclusa na taxa que os moradores pagam para usufruir do salão de festas. Também é importante estar atento ao consumo de luz e água, já que mais essa despesa geralmente está inclusa no valor pago pela reserva do local.

Um documento formal pode ajudar bastante para a conscientização e também ser utilizado como prova de que, no momento da reserva, o requisitante estava ciente das normas de conduta e cuidados com o salão. Esse documento constando às normas do condomínio, terá por finalidade estabelecer o horário e outras informações, garantindo maior atenção e respeito do morador solicitante.

Com a colaboração de todos os moradores e o uso do bom senso do síndico, é quase garantido que as festas realizadas nas áreas comuns do condomínio não causarão grandes problemas. Agora é só aproveitar as festas!

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Sobre a autora
Caroline Barcelos, estagia no setor de Marketing da empresa Limpa Forte e durante o período de estágio, atualizou-se através de cursos e treinamentos, para tornar-se uma especialista na limpeza de diversas superfícies.

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