Limpa ForteLimpa Forte
Tirar ou não os sapatos antes de entrar em casa?

Tirar ou não os sapatos antes de entrar em casa?

Você tem o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa? Isso pode ajudar a deixar a sujeira do lado de fora.

Tirar os sapatos antes de entrar em casa, é um costume japonês que vem sendo adotado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Apesar de não ser tão popular no Brasil, andar descalço ou utilizar um calçado específico somente dentro de casa, é muito mais do que um simples “costume” asiático, mas sim, um hábito muito higiênico e altamente recomendado.

Uma pesquisa realizada em 2008, comprovou que os sapatos possuem mais bactérias que um vaso sanitário. No estudo feito por Charles Gerba, professor de microbiologia da Universidade do Arizona, demonstrou que em apenas duas semanas de uso, alguns sapatos chegaram a acumular cerca de 420 mil bactérias em sua parte externa, sendo que 96% delas são coliformes fecais. Esta bactéria chamada de Clostridium difficile são muito difíceis de serem tratadas, uma vez que se espalha por toda a casa e não apenas no chão onde o sapato pisou.

Sabemos que os micro-organismos estão presentes em todos os lugares, e segundo especialistas, não é nenhuma surpresa encontrar bactérias nos sapatos das pessoas. Normalmente o que acontece é que esses germes não costumam ser patogênicos, ou seja, não causam doenças. Por outro lado, existem muitos vírus e bactérias que resistem algumas horas sem alimentos na nossa roupa, sola do sapato, maçanetas e outras superfícies. Por isso quanto menos sujeira levarmos para dentro de casa, menor a chance de sermos contaminados.

Atualmente, muitos especialistas tentam saber mais sobre o tema e, efetivamente, puderam comprovar que os sapatos são uma fonte comum de perigosos patógenos.

Primeiramente, como já dissemos no início do post, o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa é uma tradição japonesa. Ele consiste em ficar descalço logo após chegar da rua, colocando os sapatos em um lugar determinado, ao lado da porta ou em uma sapateira. Na cultura japonesa, isso se pratica por questões de higiene, mas principalmente por ser um sinal de respeito pelo espaço do outro.
Muita gente acreditava que esse costume não passava de um simples capricho das famílias, mas conforme os anos, cientistas já provaram que sim, tirar os sapatos antes de entrar em casa ajuda manter o ambiente mais limpo, reduzindo o número de resíduos e micro-organismos da rua que levamos para dentro do nosso lar.
Além das bactérias, os sapatos também podem trazer resíduos tóxicos do ambiente para dentro do nosso lar. Imagine que ao caminhar por um gramado, seus sapatos podem estar cobertos por pesticidas. Ou ao atravessar a rua, é provável que eles estejam carregando resíduos de combustível dos carros. Embora seja em quantidade pequena, essas substâncias se desprendem dos sapatos e vão para o ar. Sendo assim, ao serem levadas para dentro de casa, elas contaminam o ambiente de forma cumulativa, podendo até causar prejuízos para a saúde.
Outra vantagem de deixar os calçados do lado de fora é a diminuição da quantidade de poeira, terra, areia e outros resíduos dentro de casa. Em consequência disso, você terá menos tempo com a faxina e deixará sua casa mais segura para as crianças pequenas. As chances delas ficarem doentes é maior se comparada aos adultos, principalmente para aquelas que engatinham, já que elas levam a mão na boca com muita frequência.

Para quem quer começar a adotar esse hábito, é recomendado instalar um armário na entrada da sua casa para guardar os calçados, ou colocar um tapete próximo à porta para depositar os sapatos que serão ser utilizados novamente.
Com as visitas, é importante mencionar essa “regrinha”, você pode gentilmente oferecer um chinelo para eles ou até mesmo colocar uma plaquinha avisando que sapatos não são permitidos dentro da sua casa.
Tenha em mente que andar calçado dentro de casa não causa nenhum risco alarmante a saúde ou deixa a casa completamente suja, mas facilita a limpeza e evita à circulação de algumas bactérias. Adotar esse hábito fica a critério de cada um, levando em consideração todas as informações citadas nesse post.

a autora
Sobre a autora
Caroline Barcelos, estagia no setor de Marketing da empresa Limpa Forte e durante o período de estágio, atualizou-se através de cursos e treinamentos, para tornar-se uma especialista na limpeza de diversas superfícies.

Sem Comentários

Deixe um Comentário

 

Onde Estamos

Centro de distribuição:

Rua Odete Amaral de Oliveira, 211

Parque Real - Diadema/SP
11 4053-5989

A Limpa Forte:

A Limpa Forte apresenta um novo conceito em fornecimento de material de limpeza, descartáveis, produtos para piscina, material de copa, entre outros, com soluções que vão de encontro à capacitação e desenvolvimento de sua empresa. Consulte um de nossos especialistas!

Todos os direitos reservados: Limpa Forte Produtos de Limpeza Ltda ME - 18.748.484/0001-17.

             

Scroll Up